Onde estamos

QUIROPRAXIA


O termo Quiropraxia (em inglês Chiropractic) deriva das raízes gregas: quiros (mãos), práxis (exercer, praticar) ou seja “praticar com as mãos”. A descoberta da Quiropraxia é atribuída a Daniel David Palmer em 1895, na cidade de Davenport, Iowa – EUA, formando a primeira escola de Quiropraxia, a Palmer College of Chiropractic em 1897, junto com seu filho B.J Palmer, este o primeiro presidente da Associação Internacional dos Quiropraxistas (1926 - 1961), e fundamental na filosofia moderna quiroprática, estudadas até hoje.

O que é Quiropraxia*

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Hipoteticamente, consequências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e consequências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

Leia mais sobre a história da Quiropraxia clicando aqui.

* Fonte: ABQ


Foto: Wikipedia

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Trabalho com colchões terapêuticos em Florianópolis que visam a melhora na qualidade de vida. Por isso tenho pesquisado muito sobre quiropraxia. Aprendi muitos com as informações que postam em seu blog. Obrigado.